The Good, The Bad And The Ugly - Correspondente Internacional

O primeiro debate com candidatos do partido republicano para as eleições presidenciais de 2016 nos EUA aconteceu nesta quinta-feira. Na verdade o "primeiro" debate foram dois. Uma sessão da tarde com os 7 piores colocados nas pesquisas de intenção de voto dos eleitores cadastrados como Republicanos, e na segunda sessão “para adultos” às 9 da noite com os outros 10 candidatos a candidatos mais bem colocados nas pesquisas.


A democracia sem sombra de dúvida ainda é a melhor opção de governo para a maioria dos países. Mas temos que concordar que algumas coisas precisam melhorar. Dentro da imensidão de vantagens do sistema democrático, por exemplo: permite tirar uma presidente que mentiu para 200 milhões de habitantes em um país do hemisfério sul… Mas no hemisfério Norte onde tem sua maior e mais forte "igreja" é visível que a democracia está passando por uma fase no mínimo ruim. 


Os Americanos adotaram a democracia junto com sua independência em 1776. Continuam como defensores da democracia “Governo do Povo” que se originou na Grécia Antiga aproximadamente no século V AC. Hoje em pleno século XXI vemos nos EUA o impressionante numero de 17 candidatos a candidatos para as eleições primários de um partido. Com o excesso de pretendentes ficamos sem ter certeza se a Democracia na America está indo bem ou mal…

Livros estão sendo escritos sobre o assunto. Mas eu penso que sim... Está novamente na hora de dar uma "ajustada" na Democracia nos EUA.

Quem sou eu para dar opinião…? Realmente. Não sei muito sobre a Democracia americana. Continuo tentando aprender. E já que só vou poder votar a partir das eleições regionais em 2018 e como fui "obrigado" a votar no Brasil desde os 18 anos... penso que posso pelo menos dar meu pitaco sobre a questão.

Não me importo exatamente com o número de pré-candidatos. O que me deixa preocupado é com a similaridade de vários deles. 

Vamos aos nomes dos que participaram da sessão da tarde:

Ex-Gov. Rick Perry, Sen. Rick Santorum, Louisiana Gov. Bobby Jindal; Ex-CEO HP. Carly Fiorina; South Carolina Sen. Lindsey Graham; Ex-New York Gov. George Pataki; e Ex-Virginia Gov.
Jim Gilmore.

E agora aos que se aglutinaram em um palco gigante para a  sessão adulta:

O Magnata Donald Trump; Ex-Florida Gov. Jeb Bush; Wisconsin Gov. Scott Walker; Ex-Arkansas Gov. Mike Huckabee; Neurocirurgião Ben Carson; Texas Sen. Ted Cruz; Florida Sen. Marco Rubio; Kentucky Sen. Rand Paul; New Jersey Gov. Chris Christie; e Ohio Gov. John Kasich.

Ufa!

São teoricamente nomes fortes. Ex-governadores, Senadores, Médicos, Ex-CEO, CEO e por ai vai… Todos já receberam e investiram valores imensos na campanha. Dizem que apenas 400 pessoas/empresas doaram para os 17 candidatos até agora. Não duvido.

O tamanho do 1% dos ricos nos EUA e no mundo cresceu assustadoramente durante a década passada. Não em número de pessoas/empresas que fazem parte deste seleto grupo, mas no absurdo crescimento do total de dinheiro acumulado nas contas deste “amável" Club.

Não podemos confundir Democracia com Capitalismo. Por isso mesmo os EUA tem que tomar cuidado. As pessoas pensam em capitalismo como forma de governo. O que na verdade gera uma absurda distorção da realidade. 

Quando as novas leis são escritas apenas levando em conta os interesses de quem financiou as campanhas…o problema fica sério. E como o dinheiro voa solto vemos este batalhão de 17 candidatos similares de "pires na não" para receberem doações legais e substanciais.

Voltando ao debate. Depois de ver o show de horror e de muito rir…vou tentar ajudar a todos no Brasil e separar os 17  em 3 grupos:


The Ugly: 
Rick Perry, Rick Santorum, Marco Rubio, Ted Cruz, Rand Paul, Mike Huckabee, Scott Walker, Bobby Jindal, Jim Gilmore, Carly Fiorina e Donald Trump.

The Bad: 
Lindsey Graham, George Pataki, Jeb Bush e Ben Carson.

The Good: 
Chris Christie e John Kasich. 

E olhe que estou sendo bem amável em dizer The Good" para eles. Referenciando o Republicano de carteirinha Clint Eastwood que em seus filmes foi de tudo, menos bonzinho... vejo como a melhor tradução para dois únicos que posso considerar como candidatos plausiveis o termo “Os melhores dos piores“.

Vai ser uma longa campanha...