![]() |
Mapa mostra diferença entre os países em corrupção no setor público |
Oito posições são devidas ao Petrolão. Mas ainda temos muitos esqueletos no armário que certamente nos farão avançar. Aliás, as estatísticas da Era Lula e seu "poste” Dilma são exuberantes. Faz-me lembrar uma propaganda eleitoral de Afif Domingos – “Juntos chegaremos lá”.
Comecemos pela saúde.
A dengue bateu todos os recordes no ano passado e promete continuar recordista. É questão de tempo. Se não nos bastasse a dengue, temos agora a Zika e a chicungunha. Entre as três, a zika é mais apavorante. Cresce em progressão geométrica e promete legar às novas gerações uma multidão de crianças com retardo mental e outros sérios problemas - palavras do Ministro da Saúde, que quase perdeu o cargo ao cometer um "sincericidio", atitude vedada a políticos no Brasil, principalmente para aqueles que estão no governo.
Como se não fosse o bastante o que foi dito acima, transcrevo alguns dados que foram transcritos do blog de Martí Gonçalves, sobre outras doenças sexualmente transmissíveis.
A sífilis, uma doença devastadora antes da penicilina está de volta, com crescimento espantoso de 2007 a 2013: cresceu 600% pulando de 2.694 casos em 2007 para 18.951 casos diagnósticados em 2013. A sífilis causa problemas cardíacos e neurológicos em adultos e transmitida ao feto pode causar problemas ainda mais graves, incluindo retardo mental e morte para fazer companhia aos microcéfalos da zika. Ainda tem mais: a gonorréia volta com toda a força e também a "clamídia", a mais prevalente das DST, de fácil cura mas de difícil diagnóstico. São estatísticas aterradoras somente no tocante às doenças sexualmente transmissíveis, todas elas pairando de forma sinistra sobre as crianças que irão nascer no Brasil.
Os dados acima foram extraídos do blog citado e são de responsabilidade da Dra. Dagmar Kistemann do Seconci- Serviço Social da Construção de São Paulo.
Outros números:
1) Recomendo uma visita ao site do Ministério Público do Paraná, responsável juntamente com a Polícia Federal pelas investigações da Lava-jato. Muito já foi feito mas como já foi dito por um dos responsáveis é só o começo.
2) Noticia da Petrobras: entre as providências a serem tomadas para reestruturação da petroleira está a extinção de 1.800 gerências. Só não informaram quantas vão permanecer.
3) Outra da Petrobras: um amigo estava de férias Trancoso. Visitou alguns resorts e pousadas de luxo. Num deles, o mais luxuoso, visitou um chalé exclusivo. Preço da diária no réveillon: noventa mil reais. Indagou ao gerente se alguém usou os aposentos na passagem do ano. Resposta afirmativa do gerente. Por curiosidade indagou o nome do magnata. Surpresa: um gerente da Petrobras que teve todas as diárias pagas por um fornecedor da petroleira. Ao deixar o hotel, recusou-se a pagar as despesas extras que não estavam incluídas no presente. Valor dos extras: catorze mil reais. Infelizmente o nome do novo Barusco não foi informado.
4) Estatística extraída da coluna de Cláudio Humberto " O diário do poder":
Quando o asceta de Garanhuns deixou o poder (de direito) em 2011, foram usados onze caminhões da Granero para transportar a mudança da "Alma mais honesta do País" para São Bernardo do Campo. Um deles, climatizado, somente para transportar os vinhos do Nove Dedos. Total de itens transportados 1.403.417. Tudo devidamente pago com dinheiro da viúva.
Nada mau para quem chegou em Brasília com a roupa do corpo.
Urtigão (desde 1943)