O Apedeuta "Doutor Honoris Causa"

Titulo concedido pela UFRJ, UERJ, UniRio, UFF e UFRRJ

Luis Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil sempre assumiu sua condição de poucos estudos, o que faz com arrogância, tentando provar de forma canhestra que o estudo pouco vale. Sem dúvida vale muito pouco para militar no movimento sindical, dar rasteira sempre que possível nos que estiverem acima, enrolar, mentir, mentir de novo, trapacear e fazer de um tudo para vencer na vida.

Realmente, esse tipo de vida e atuação não se aprende na escola. Lula, sempre que pode, tenta denegrir a imagem dos outros em benefício da sua já bastante esmaecida imagem (ou será sombra). Recentemente, em viagem para a Espanha, assim que desembarcou, fez questão de dizer que os espanhóis na América Latina tiveram o cuidado de implantar universidades como a do México, no século XVII, da Colômbia, mais ou menos na mesma época. Aproveitou a deixa para maldizer os portugueses que nunca o fizeram no Brasil, debitando dessa forma nosso atraso á colonização lusitana. Não sem antes, dizer com sua habitual arrogância que ele, o torneiro mecânico, havia criado mais universidades no Brasil do que desde a chegada dos lusos. Colocar a culpa nos outros e desviar o olhar da imprensa faz parte da figura e, dessa forma, não lhe perguntaram sobre corrupção, impedimento de Dilma, prisão de amigos e favores de empreiteiras.

Fez da secular rivalidade de espanhóis e portugueses um fato relevante. Enalteceu os segundos em detrimento dos primeiros e ficou livre para dizer suas barbaridades. Aliás, faz parte da política nauseabunda do PT e comunistas, maldizer a herança ancestral, sobretudo a européia, para dizer que a partir da chegada deles ao poder um novo mundo começou e, a despeito das mentiras e canalhices, naufragou de forma desastrada.

O naufrágio do petismo e, infelizmente do Brasil, está só começando. Temos muito a purgar, pagar pela irresponsabilidade dos políticos brasileiros que não souberam enxergar a estreiteza de ideias do PT, sua gente e de seu comandante maior, o Macunaíma de Garanhuns.

De acordo com a cartilha petralha, temos muito mais a aprender com nossos ancestrais indígenas e africanos do que com nossa herança européia. Maldizer os portugueses na Espanha faz parte de uma cortina de fumaça para tirar do Grão Vizir de São Bernardo do Campo os holofotes da Operação Lava-jato, dos amigos pecuaristas, dos empreiteiros solícitos e corruptos, sempre a oferecer um mimo para o Nove Dedos e sua prole.

Por falar em prole, já que o Apedeuta recebeu títulos de "Doutor Honoris Causa" de algumas universidades puxa-saquistas, causa espanto que seus filhos tenham optado por estudar tão pouco. Corrijam-me se eu estiver enganado.

Lurian, a primeira filha, apesar de ter desfrutado do conforto de morar em Paris, abrigada por amigos empreiteiros, se estudou alguma coisa, não sei. O segundo, de alcunha "Lulinha", é biólogo. Não que eu desfaça da profissão, muito digna e promissora. Ai está a Doutora Mayana Zatz, ilustre geneticista brasileira a demonstrar o valor da profissão. Lulinha, no entanto, não passou de monitor de zoológico, até ser guindado à posição de empresário, também por amigos empreiteiros.

O mais novo, bacharel em educação física, não conseguiu nada além de ser auxiliar técnico de times de futebol. Auxiliar não: colocador de cones e outros equipamentos no campo . Em suma: “mata-cachorro”. Por pouco tempo, pois foi promovido a especialista em marketing esportivo, através de amigos e auxílio do Dr. Google e da Wikipédia. Fenômenos brasileiros…

Em tempo: se Lula e os Petistas tivessem aprendido a construir navios e a navegar com os portugueses, é muito provável que o naufrágio não acontecesse.

Urtigão (desde 1943)