Ohio que os Partam - Correspondente Internacional

Esta semana foi marcada pelo início das primárias dos dois partidos americanos. Em uma complexa mas interessante forma de seleção os candidatos a candidato são submetidos aos votos de eleitores registrados como republicanos ou democratas em cada um dos 50 estados da união e mais o distrito de columbia (no caso do Partido democrático).

O nome dado para esta pré-eleição é de “Primaries” ou “Caucuses”. O termo Caucus além de muito difícil de pronunciar tem origem indefinida. No dicionário significa o que realmente se tornou: “Reunião legislativa de um grupo partidário”. Porque o termo Caucus foi criado no inicio do processo em 1789 ninguém sabe exatamente.

Esta é apenas uma das muitas curiosidades nas eleições nos EUA. Outro exemplo foi o que aconteceu em distritos de Iowa do lado democrata. No dia 1o de fevereiro 6 distritos tiveram dois dos três candidatos empatados na contagem dos votos. Desta forma ficamos sabendo o nome do candidato vitorioso após um eletrizante “cara ou coroa”. Sim, não estou inventando. Vejam no link alguns videos da disputa na moedinha: http://time.com/4204049/iowa-caucus-coin-toss-hillary-clinton-bernie-sanders/


Com um pouco mais de sorte (mas não apenas por isso) Hillary foi considerada a vitoriosa em Iowa no lado democrata. Hillary “ganhou” o que não significa muita vantagem. No processo de Caucus (pelo menos na maioria dos estados) uma média ponderada de delegados é o resultado das eleições em cada estado. O candidato quando ganha em um distrito “recebe” proporcionalmente um numero de delegados baseado na região geográfica e densidade populacional. Em Iowa por exemplo Hillary “obteve” um total de 23 delegados e Bernie Sanders 21 apaixonados jovens que vivem na casa dos pais.

Do outro lado o republicano vitorioso foi o Senador Evangélico Ted Cruz. Ele obteve com isso 8 delegados. Em uma apertada disputa de 2o e 3o lugar nosso maldoso favorito o magnata Donald Trump e o Senador Mr. “Big Ears” Marco Rubio ganharam cada um 7 delegados. Essa pequena porem importante “derrota” de Trump pode ser atribuído a sua decisão de não participar no debate anterior ao 1o Caucus em Iowa. Dizem que ele tremeu de medo da bela e inteligente Megyn Kelly reporter e ancora da rede republicana Fox News. http://www.vanityfair.com/news/2016/01/donald-trump-megyn-kelly-fox-debate

Com isso não faltaram piadas. Os comediantes dos Talk Shows ironizaram a “primeira” derrota de Trump em sua vida. Para quem nunca perdeu nada desde que completou 5 anos de idade perder em Iowa pode ter sido um trauma irrecuperável. Vai depender de como se sair em New Hampshire. As pesquisas estão mostrando vitória confortável e ontem ele não deixou de ir ao debate na rede ABC (emissora do grupo Disney).

E o que são estes tais de delegados? Resumidamente são eleitores normais. Eles incluem no seu “titulo de eleitor” a preferencia política. A informação se torna pública e participando de processos dentro do partido eles podem ser selecionados como representantes nos milhares de distritos existentes pelos EUA afora. No final de todos os 50-51 caucuses cada candidato terá então um numero mínimo de delegados. Durante a convenção nacional os mesmos irão votar mais uma vez indicando assim o vitorioso do partido.

A convenção democrata ocorrerá entre os dias 25-28 de Julho. Propositalmente antes das Olimpíadas do Rio que irá trazer os holofotes para o Brasil durante os dias 5-21 Agosto. Na convenção do partido os delegados irão durante 3 dias participar de festas, celebrações, muitas conversas, discursos e intensa coordenação política. Irão em voto aberto indicar o nome do seu candidato preferido. Fácil né? 


Bem…ainda não acabamos. Para um democrata ser o indicado(a) ele(a) terão que obter o mínimo de 2,383 votos de delegados e consequentemente “torcerem” para que todos mantenham os votos do caucus. Ainda mais interessante é ver que no caso Republicano o número mágico para vencer é outro. Para nominação oficial na convenção nacional que será uma semana depois dos democratas o próximo dono do mundo precisará de devotados 1,237 delegados.

Porque Iowa e New Hampshire são os primeiros estados a realizar o Caucus? A história tem diversas versões e ninguém realmente pode afirmar um único motivo. A versão que mais gosto é a de que ambos estados proclamaram leis afirmando serem os primeiros. Confortavelmente os outros estados “deixam”… No caso de New Hampshire esta lei foi promulgada em 1920. Porém Iowa se transformou no centro das atenções pré-eleitorais em 1972. Neste ano por falta de quartos de hotel disponíveis na cidade de Des Moines eles decidiram antecipar a data em uma semana e assim se tornaram os primeiros das primárias.

Vale a pena ser o primeiro das primárias? Para um estado onde o principal ponto turístico é a casa onde nasceu o 34th presidente ”Dwight D Eisenhower”… qualquer atenção ou dinheiro (sem ser subsidio agrícola) é extremamente bem vindo. Por meses a grande mídia americana só fala sobre este local entre o nada e coisa alguma no Meio-Oeste americano que possui economia baseada em agricultura, companhias de seguros e energia renovável para os seus 92.1% de brancos fervorosos religiosos habitantes.

Apartir de New Hampshire a disputa vai trilhar um caminho intenso. Quando chegarmos no dia 15 de Março teremos nada menos do que 38 estados com seus delegados definidos. Em menos de 2 meses chegaremos na bela e fria Ohio. Neste ponto veremos quem sobrou na disputa. 


Hoje ainda são 8 republicanos e 2 democratas. Normalmente até Ohio os partidos se dividem em apenas 2 candidatos de cada lado. Um em desespero total e outro tentando manter a vantagem obtida. Ohio como Iowa é um estado completamente branco, completamente religioso, com a maior população de Amish do mundo e uma importante divisão política. Ambos partidos já ganharam em Ohio. É o que chamamos de "Swing State".

Será que o progressismo liberal adotado pela gestão do Obamão continuará? Será que teremos concorrentes que ainda não acreditam no aquecimento global, em casamento gay e energias renováveis?

Ohio que os partam.