![]() |
Martin Luther and Philipp Melanchthon |
No meu modo de pensar, Lutero se coloca como um dos grandes nomes do Cristianismo. Com estatura para ombrear com São Jerônimo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Contrariado com os rumos do Papado, desvios da fé Católica e descarada venda de indulgências em troca de absolvição de pecados e indulgências, o alemão da Universidade de Moguncia divulgou as suas teses.
Nelas ele denunciava os desvios do Papado e clamava pelo retorno à Doutrina de Cristo, deturpada e vilipendiada pelos cardeais e a cúpula da Igreja de Roma. Nunca deixou de ser cristão e nunca abjurou sua fé. Perseguido e excomungado, foi responsável pela Reforma, movimento que deu origem ao Protestantismo nas suas mais diversas denominações. Lutero foi um gigante da Teologia e pouco se fala dele e de sua importante obra.
Coisa de país e igreja sem memória.
O Brasil demorou mais de quinhentos anos para ter um santo para chamar de seu. Por fim, a igreja santificou o Frei Galvão e as suas pílulas de papel. José de Anchieta, salvo engano, ainda é beato. Padre Eustáquio também. Idem para Irmã Dulce. Não tenho certeza se Nhá Chica de Baependi já foi santificada. Sei que existem muitos na fila da santidade e o processo é longo e caro. Para ser santo faz-se necessário ter dinheiro para contratar pesquisadores encarregados de vasculhar a historia do candidato e bons advogados. Não é fácil.
Não era. Há poucos dias, o argentino Francisco, atual Papa de Roma, canonizou de uma vez só, trinta brasileiros que passaram para a história como mártires, sacrificados na Guerra de Libertação contra os holandeses.
Nunca tínhamos ouvido falar de tais mártires.
Da tal guerra, que foi sem nunca ter sido, a lembrança era mais presente nas figuras de Felipe Camarão, André Vidal de Medeiros e um terceiro, do qual não lembro o nome e o traidor Calabar.
Que falta que nos faz o Papa emérito Bento XVI, alemão e grande teólogo, tal qual Lutero.
Santos em liquidação, pede-se uma nova reforma, para consertar, se ainda der tempo, as besteiras do Papa "melancia". Bem rápida.
Uma nota:
A saída dos holandeses de Pernambuco custou uma fabula" de dinheiro aos portugueses. Pagaram uma "baba" para a Companhia das Índias. Guerra quase não houve. Portugal se endividou. Dinheiro emprestado por ingleses.
Urtigão ( desde 1943)
Urtigão é pseudonimo de José Silvério Vasconcelos Miranda nascido em Rio Piracicaba em 1943.