Banho Frio - Crônica Jornal “Estado de Minas” - 21/12/2017 - Mário Ribeiro

Cada vez fica mais difícil resolver problemas do dia-a-dia, ainda mais quando eles envolvem outras pessoas.

Além disso, em um mundo que oferece milhares de opções à escolha do freguês, acaba ficando difícil resolver os problemas com racionalidade e bom senso.

Tem sempre uma pinimba para atrapalhar e uma opinião totalmente contrária que complica o raciocínio e a tomada lógica de uma decisão.

Cada vez fica mais difícil tomar decisões porque, sejam parentes ou amigos, há sempre alguém colocando dúvidas terríveis na cabeça da pessoa.

Desconfiança sempre existiu em negócios e atitudes, ainda mais se fomentada por gente matreira que manda as coisas seguirem em frente para depois dar opinião contrária por achar que há algo de errado na história.

Aí, como no futebol, fica tudo embolado no meio-de-campo, difícil de chegar a conclusão razoável sobre o problema.

Trapaceiros e mentirosos sempre existiram, mas a dúvida anda tomando conta de todas as cabeças, ainda mais se estiverem superligadas às tais redes sociais que são fábricas destruidoras de reputações e de donos da verdade.

Se a razão se sobrepõe a qualquer tentativa de descrédito, como fazer que ela passe a valer se todos parecemos emparelhados entre a sinceridade e a mentira, entre o bom senso e volúpia de sugestões absurdas, entre a vontade de realizar um projeto e o medo de ser enganado?

Apesar disso, existe uma formula infalível para ajudar a recuperar a razão neses momentos: tomar um banho de água fria.

Nunca falha.



Mário Ribeiro