Urtigão e as Más Notícias

1) Temos um país desequilibrado. Estados da Federação com pouca ou nenhuma contribuição de impostos para a manutenção do Brasil funcionando, tem bancadas maciças na Câmara Federal e bancada igual aos Estados ricos no Senado. Difícil governar sem fazer composições com os estados do Nordeste e do Norte do Brasil. 

Aconteceu com Collor em 1990, Dilma em 2015. Lula ajeitou as coisas com o Mensalão. Fernando Henrique fez alianças e comprou votos para sua reeleição. Temer, grande raposa do Congresso, faz o jogo dos deputados e senadores e vai remando. Muito difícil governar assim. Com o enorme números de partidos na eleição de 2018, o quadro vai ficar pior. Ganhar eleição é uma coisa. Governar é outra. Quem viver, verá.

2) O grande medo dos procuradores e delegados da Lavajato era o desmonte da operação, via Congresso Nacional. Ao que tudo indica, ela será desmontada no STF. Caiu na segunda turma, está livre de Sérgio Moro, de Marcelo Bretas ou de Valisney. Continua o mistério de séculos: desvendar cabeça de juiz. São deuses e tem certeza disso. 

3) Minas Gerais caminha célere para ostentar o título inédito de cemitério de tucanos. Aécio é um Zumbi político, Eduardo Azeredo, idem. Anastasia recua da candidatura ao governo do Estado. Está certo. Carregar dois cadáveres na campanha é tarefa para Hércules. Espaço livre para reeleição de Pimentel e de Dilma Rousseff para o Senado. Uma senadora apta a descascar uma banana, mas incapaz de andar e assobiar em linha reta. 

4) Minas tem cento e dois mil funcionários com acúmulo de cargos, de forma irregular. Tem gente recebendo por dez funções diferentes. Dados do TCE - Tribunal de Contas do Estado. E o governador atrasando salários. Cálculo do TCE do prejuízo em um ano: 5 bilhões de reais. Êta ferro!!!

5) Por último: A prisão de Lula está custando 10 mil reais/dia, para a PF em Curitiba. Se forem somadas todas as despesas de patrulhamento da Polícia Militar do Estado, da Guarda Municipal e de Segurança da PF, o homem deve ultrapassar 30 mil reais dia. Um desastre em todos os sentidos. 

Urtigão (desde 1943)
Pseudonimo de José Silverio Vasconcelos Miranda, nascido em Rio Piracicaba/MG em 1943.