Urtigão e as Novas Profissões 

No meu tempo de juventude a vadiagem era contravenção penal. Indivíduo apanhado na rua sem ocupação, definida era preso. Se menor de idade era preso e entregue aos pais. 

Não existia esse negócio de "apreendido". Eu mesmo fui levado para a casa de minha avó materna na rua Ceará por dois patrulheiros em uma viatura da polícia. Tinha catorze anos. Estava perdido na cidade grande (que não era tão grande). Capiau de Itaúna, pego na rua as dez horas da noite. Outros tempos. 

Nós dias de hoje vadiagem não é crime. Afinal, o indivíduo nem mora na rua. Está "em situação de rua". Um eufemismo politicamente correto. Na realidade, o cara tá é mesmo fodido e mal pago. Aliás, fica muito difícil classificar as novas ocupações. 

No Serviço Público então, é um espanto!!! Vi hoje num noticiário de TV uma entrevista com um Secretário de Infra-estrutura de Baldim. Como a maioria das cidades brasileiras, o lugar não tem nem estrutura. Que dirá, infra-estrutura. 

Vi também um funcionário da Prefeitura de Belo Horizonte ostentando o pomposo epíteto de Gestor de Recursos Hídricos. Gerente do Ribeirão Arrudas, do córrego do Leitão, do Acaba-mundo, da Cachoeirinha e outros menos citados. Excelente. Vi outro dia também na TV, duas pessoas intituladas de "Facilitadoras de Rodas de Conversa". Sensacional. 

Outro tinha a função de "Animador Pedagógico". Escarafunchei para saber direito o nobre mister da figura e acabei descobrindo que o cidadão era mesmo um contador de histórias para crianças. Criatividade e isso aí. 

A internet é pródiga em criar novas e brilhantes funções. Uma das mais conceituadas é a de "Digital Influencer" ou em português castiço, influenciador digital. 

Me fez lembrar de um amigo do interior, médico urologista já aposentado, responsável pela "inclusão digital" da maioria dos homens da cidade. Liguei no telefone dele e perguntei se ainda estava clinicando. Ele me respondeu que estava aposentado. Lembrou ainda que tinha os dedos muito grossos. Segundo ele, se ainda clinicasse, iria "influir" na macheza de muitos.


Urtigão (desde 1943)


Urtigão e pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, nascido em Rio Piracicaba/ MG, em 1943.